logo RCN

Acadêmicos da UnC ameaçam trancar matrícula por conta de contratação

Estudantes protestam contra contratação feita pelo diretor-presidente Hamilton Wendt

CANOINHAS ? O clima ficou pesado esta semana na Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas/Porto União. Tudo por conta de uma contratação feita pelo diretor-presidente da instituição, Hamilton Wendt. A polêmica está no curso de Comunicação Social ? Habilitação em Rádio e TV.

A poucos dias de ser finalizada as obras do estúdio da rádio Educativa, anunciada como uma das mais importantes ações do ano, prestes a ser implementada pela Universidade, os acadêmicos do curso emitiram uma nota na terça-feira, 4, distribuída a imprensa, que condena a contratação de um jornalista para coordenar a rádio. Os acadêmicos saíram em defesa do coordenador do curso, Elton Alvarenga Junior, responsável pela implementação da rádio.

A nota questiona o porquê da contratação, supostamente para implementação da rádio, quando a emissora já está praticamente implementada por Alvarenga. ?Toda a estrutura para a operação da emissora na região de Canoinhas já está sendo devidamente providenciada, não justificando assim a contratação de terceiros para que seja realizada a sua implementação?, afirmam os acadêmicos.

A nota segue criticando a forma como tanto Alvarenga quanto os acadêmicos tomaram conhecimento da contratação. ?O que mais nos causa revolta é o modo como a notícia da suposta posse do jornalista nos foi repassada, através de uma simples nota publicada em jornal local, contando com informações equivocadas, sem qualquer consulta a uma fonte confiável, ou seja, a própria UnC, que esclarecesse o real cargo a ser ocupado por este ?colega de profissão? dentro da instituição?.

Os acadêmicos reforçam a confiança no trabalho de Alvarenga e repudiam a iniciativa da direção da Universidade pela contratação.

A nota encerra com a ameaça de que ?caso a UnC não se manifeste, dando cabíveis explicações (...), entendemos que o curso ludibria seus acadêmicos quando prega que comunicadores têm de agir com total ética (...). Desta forma, interpretamos que a instituição não age de forma correta, o que nos incentiva a paralisar as atividades acadêmicas no ano de 2008.?

 

REPERCUSSÃO NEGATIVA

 

Acadêmicos do curso leram a nota no programa Clube Comunidade, da Rádio Clube AM, apresentado pelo radialista Beto Passos, na quarta-feira, 5.

De acordo com a acadêmica Ângela Piola, não se questiona o profissionalismo do jornalista contratado, mas sim a forma como aconteceu a contratação. Ângela disse ainda que o diretor-presidente da UnC Hamilton Wendt não atendeu as inúmeras tentativas de diálogo feitas pelos acadêmicos.

Ângela ressaltou o trabalho de Alvarenga como positivo em relação a rádio Educativa, considerando injusta a forma como o professor ficou sabendo da contratação.

 

PROFESSOR QUER EXPLICAÇÃO

 

Alvarenga disse ao CN que sempre primou pela transparência, tanto com a direção da Universidade quanto com os acadêmicos e que entende a reação dos acadêmicos. ?Até o momento não recebi nenhum comunicado oficial da contratação?, disse Alvarenga na quarta-feira, 5.

O contratado, no entanto, já está trabalhando desde segunda-feira, 3, na Universidade.

Alvarenga afirmou que vai enviar ofício ao colegiado questionando os parâmetros da contratação do jornalista, argumentando que o trabalho de implementação da rádio está praticamente concluído.

 

DIRETOR-PRESIDENTE MANTÉM SILÊNCIO

 

Wendt confirmou, por meio da assessoria de imprensa da UnC, que efetuou a contratação. Pelas normas estatutárias da UnC, Wendt, que termina seu mandato à frente da instituição em 2008, tem poder de contratar sem abertura de concurso ou processo seletivo, sem consulta prévia a nenhum outro diretor da Universidade.

Até ontem, no entanto, Wendt se recusava a falar com a imprensa sobre o assunto. A assessoria informou que ele deve se pronunciar em breve.

Anterior

Um quintal para se orgulhar

Próximo

Contagem Regressiva

Deixe seu comentário